Tags

10420774_1447452005508266_9051088306518615299_n
Da mesma forma como fizemos ontem, também faremos no dia de hoje: Vamos refletir teológica e didaticamente, com as notas de roda pé da Bíblia Pastoral da Paulus. Creio que para alguns é necessário dizer que é preciso ler aqui, com a sua Bíblia nas mãos, lendo e comparando.

Começaremos a nossa reflexão transcrevendo o texto bíblico em Êxodo 24:12-18: As tábuas da Aliança. Pois será de extrema utilidade para nós no dia de amanhã, quando refletiremos sobre a construção do bezerro de ouro:

Ex 24:12-18 – Bíblia versão Pastoral, Editora Paulus

5. Leis para o santuário

As tábuas da Aliança
* 12 Javé disse a Moisés: «Suba até junto de mim na montanha, pois eu estarei aí para lhe dar as tábuas de pedra com a lei e os mandamentos que escrevi, para você os instruir».

13 Moisés se levantou com seu ajudante Josué. E subiram à montanha de Deus.

14 Ele disse aos anciãos: «Esperem aqui até que voltemos. Aarão e Hur estão com vocês: quem tiver alguma questão, dirija-se a eles».

15 Quando Moisés subiu à montanha, a nuvem cobriu a montanha.

16 A glória de Javé pousou sobre o monte Sinai e a nuvem o cobriu durante seis dias. No sétimo dia, Javé chamou Moisés do meio da nuvem.

17 A glória de Javé aparecia aos olhos de Israel como fogo consumidor no topo da montanha.

18 Moisés entrou pelo meio da nuvem e subiu à montanha. E Moisés ficou na montanha quarenta dias e quarenta noites.
***

NOTAS DE RODAPÉ (aqui começa a nossa reflexão):

* 24,1-11: O rito da aliança mostra o acordo entre os contraentes: Deus, representado pelo altar, e o povo se comunicam através do mesmo sangue, que é o símbolo da vida. O Novo Testamento apresentará a Nova Aliança selada com o sangue de Jesus (Mt 26,28).

* 24,12-31,18: Esta parte do livro foi elaborada por sacerdotes após o exílio na Babilônia. Na época, o culto se tornou muito importante para os judeus conservarem suas tradições e para sobreviverem dentro do império persa. As leis referentes ao santuário e aos sacerdotes foram colocadas aqui, junto com as leis do Sinai, como provindas da época do êxodo, dando assim maior força para elas. O conjunto soa como convite ao respeito e à adoração do único Deus libertador.

Leia a sua Bíblia e reflita conosco!
Tenham todos um dia abençoado na presença do Altíssimo. Que a Graça e a Paz sejam conosco, amém!
Austri JuniorTeólogo

Anúncios