Teologia por Austri Junior

As parteiras desobedeceram as ordens do Faraó por serem servas do Senhor, e fizeram o que era correto

As parteiras desobedeceram as ordens do Faraó por serem servas do Senhor, e fizeram o que era correto

Israel gerou as 12 tribos que deu origem à um povo – os Hebreus. Vimos no livro de Gênesis que isso foi promessa de Deus para Abrahão, Isaac e Jacó, e agora, no Egito, a nação hebraica que surgiu de uma família (conf. Gn 46:3), agora se multiplica e começa a assustar os governantes do Egito, que ordena às parteiras, que todo menino que nascer deve ser morto, mas as parteiras, tementes à Deus, desobedecem as ordens do Faraó (Ex 1:15-19).

Fazer o que é certo deve estar acima de qualquer ordem! Obedecer a um comando, sabendo que é errado e depois simplesmente dizer: “Eu estava apenas cumprindo ordens”, não nos redime das responsabilidades e nem da culpa. Devemos fazer o que é certo, sempre, mesmo que tivermos que lutar só, contra tudo e contra todos. Não será fácil, muito pelo contrário, será extremamente difícil: correremos os ricos de perdermos os nossos empregos, as nossas posições, cargos e funções…, seremos tratados como traidores, desertores…, quem estava do nosso lado, quando for chegada a hora irá fugir de nós, passará para o outro lado, e até mesmo poderá dizer-nos (com “caras” de santos): “Você ficou louco? Porque fez isso?” Até mesmo a nossa família poderá nos condenar, ficar contra nós, nos achar imprudentes. Principalmente se tal atitude nos custar o emprego. Sem emprego, sem dinheiro. Sem dinheiro, muitas dificuldades!

Mas eu lhes garanto: Fazer a coisa certa nos traz alívio e leveza, pois nos trará a paz ao nosso espírito, e a sensação de dever cumprido. A ética e a responsabilidade devem estar acima de tudo. Alguém pode dizer: “Isso é um discurso idealista e ingênuo.” Pode até ser, mas quem possui um bom caráter, um caráter firme, sabe do que estou falando. As pessoas podem não gostar e muitos ficarão contra nós, mas o Senhor Deus, não!

Servos verdadeiros e fiéis possuem o melhor caráter possível. Servos de Deus agradam primeiramente a Deus!

Tenham um dia abençoado na presença do Altíssimo, buscando agradá-lo em primeiro lugar. O Amor do Pai, a Graça do Filho e Poder do Santo Espírito sejam com todos nós, nos dando força e discernimento para fazer o que é certo, sempre!
Graça, Paz e Bem à todos!

Austri Junior – Teólogo
***

Leia abaixo, Êxodo 1, reflita e construa as suas próprias conclusões e se possível nos ajude a construir outras interpretações:

Êxodo 1:1-22
Estes pois são os nomes dos filhos de Israel, que entraram no Egito com Jacó; cada um entrou com sua casa: Rúben, Simeão, Levi, e Judá; Issacar, Zebulom, e Benjamim; Dã e Naftali, Gade e Aser.
Todas as almas, pois, que procederam dos lombos de Jacó, foram setenta almas; José, porém, estava no Egito. Faleceu José, e todos os seus irmãos, e toda aquela geração. E os filhos de Israel frutificaram, aumentaram muito, e multiplicaram-se, e foram fortalecidos grandemente; de maneira que a terra se encheu deles.
E levantou-se um novo rei sobre o Egito, que não conhecera a José;
O qual disse ao seu povo: Eis que o povo dos filhos de Israel é muito, e mais poderoso do que nós. Eia, usemos de sabedoria para com eles, para que não se multipliquem, e aconteça que, vindo guerra, eles também se ajuntem com os nossos inimigos, e pelejem contra nós, e subam da terra. E puseram sobre eles maiorais de tributos, para os afligirem com suas cargas. Porque edificaram a Faraó cidades-armazéns, Pitom e Ramessés. Mas quanto mais os afligiam, tanto mais se multiplicavam, e tanto mais cresciam; de maneira que se enfadavam por causa dos filhos de Israel. E os egípcios faziam servir os filhos de Israel com dureza; Assim que lhes fizeram amargar a vida com dura servidão, em barro e em tijolos, e com todo o trabalho no campo; com todo o seu serviço, em que os obrigavam com dureza. E o rei do Egito falou às parteiras das hebréias (das quais o nome de uma era Sifrá, e o da outra Puá),
E disse: Quando ajudardes a dar à luz às hebréias, e as virdes sobre os assentos, se for filho, matai-o; mas se for filha, então viva.
As parteiras, porém, temeram a Deus e não fizeram como o rei do Egito lhes dissera, antes conservavam os meninos com vida.
Então o rei do Egito chamou as parteiras e disse-lhes: Por que fizestes isto, deixando os meninos com vida? E as parteiras disseram a Faraó: É que as mulheres hebréias não são como as egípcias; porque são vivas, e já têm dado à luz antes que a parteira venha a elas. Portanto Deus fez bem às parteiras. E o povo se aumentou, e se fortaleceu muito. E aconteceu que, como as parteiras temeram a Deus, ele estabeleceu-lhes casas. Então ordenou Faraó a todo o seu povo, dizendo: A todos os filhos que nascerem lançareis no rio, mas a todas as filhas guardareis com vida.

Anúncios