Tags

 1958022_1439970946256372_3939641735171510403_n

Estamos há quase duas semanas refletindo sobre os acontecimentos bíblicos registrados no livro de Gênesis, e ontem vimos que Jacó, com ajuda da sua mãe Rebeca, trapaceou e roubou a bênção do seu irmão Esaú. Então, no capítulo 28, Isaque, seu pai, o envia para a casa do seu tio Labão, em terras longínquas por dois motivos:
1) Esaú o jurou de morte;
2) Isaque e Rebeca não se agradavam das mulheres do local e enviaram o filho para se casar com algum de sua parentela, algo muito comum naquela época, por isso eles sempre diziam que as suas esposas eram suas irmãs, e eram mesmo, visto que primos e primas eram irmãos e irmãs para eles.

Bem, o fato de Isaque enviar o seu filho para longe do irmão quer dizer algo muito mais importante que preservar a vida dele e arranjar-lhe um casamento em família; significa que Isaque perdoou a trapaça do filho. Pois quando ele trapaceou enganou não somente o irmão, mas também o próprio pai, e mentiu em nome de Deus. mesmo assim, aqui no capítulo 28, vemos Deus abençoando Jacó. Porque? Que Deus é Esse?

Deus é um Deus de Amor, Perdão e Misericórdia. Aqui também estamos vendo Deus perdoar Jacó. Tudo isso aconteceu para que se cumprissem as promessas de Deus. Há um adágio popular que diz: “Deus escreve certo por linhas tortas”. Já vi mentes cheias de religiosidade “quicar” com esse adágio e se aborrecer ao ponto de discutir bravamente, dizendo que Deus não escreve por “linhas tortas”. Na verdade o que o adágio está dizendo é: “Deus endireita as nossas veredas”. É verdade! O Senhor nos perdoa porque nos ama. Ele limpa, lava, purifica, dá novas oportunidades… Não podemos negar, está escrito! Está bem à nossa frente, é só abrir a bíblia e ler, e depois fazermos a nossa parte. Jacó fez a parte dele: reconheceu a Grandeza do Senhor, ergueu um altar para o Senhor Deus, e reconheceu que Deus estava naquele lugar. Jacó reconheceu que ali era a casa de Deus – Betel.

Jacó ainda vai sofrer bastante, será enganado pelo tio, assim como ele enganou o pai e o irmão, mas Deus estará sempre com ele. Onde existe amor, existe perdão!

O Senhor abençoe e guarde a todos!
Austri Junior – Teólogo

***
Gênesis 28
1 E Isaque chamou a Jacó, e abençoou-o, e ordenou-lhe, e disse-lhe: Não tomes mulher de entre as filhas de Canaã;

2 Levanta-te, vai a Padã-Arã, à casa de Betuel, pai de tua mãe, e toma de lá uma mulher das filhas de Labão, irmão de tua mãe;

3 E Deus Todo-Poderoso te abençoe, e te faça frutificar, e te multiplique, para que sejas uma multidão de povos;

4 E te dê a bênção de Abraão, a ti e à tua descendência contigo, para que em herança possuas a terra de tuas peregrinações, que Deus deu a Abraão.

5 Assim despediu Isaque a Jacó, o qual se foi a Padã-Arã, a Labão, filho de Betuel, arameu, irmão de Rebeca, mãe de Jacó e de Esaú.

6 Vendo, pois, Esaú que Isaque abençoara a Jacó, e o enviara a Padã-Arã, para tomar mulher dali para si, e que, abençoando-o, lhe ordenara, dizendo: Não tomes mulher das filhas de Canaã;

7 E que Jacó obedecera a seu pai e a sua mãe, e se fora a Padã-Arã;

8 Vendo também Esaú que as filhas de Canaã eram más aos olhos de Isaque seu pai,

9 Foi Esaú a Ismael, e tomou para si por mulher, além das suas mulheres, a Maalate filha de Ismael, filho de Abraão, irmã de Nebaiote.

10 Partiu, pois, Jacó de Berseba, e foi a Harã;

11 E chegou a um lugar onde passou a noite, porque já o sol era posto; e tomou uma das pedras daquele lugar, e a pôs por seu travesseiro, e deitou-se naquele lugar.

12 E sonhou: e eis uma escada posta na terra, cujo topo tocava nos céus; e eis que os anjos de Deus subiam e desciam por ela;

13 E eis que o Senhor estava em cima dela, e disse: Eu sou o Senhor Deus de Abraão teu pai, e o Deus de Isaque; esta terra, em que estás deitado, darei a ti e à tua descendência;

14 E a tua descendência será como o pó da terra, e estender-se-á ao ocidente, e ao oriente, e ao norte, e ao sul, e em ti e na tua descendência serão benditas todas as famílias da terra;

15 E eis que estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei tornar a esta terra; porque não te deixarei, até que haja cumprido o que te tenho falado.

16 Acordando, pois, Jacó do seu sono, disse: Na verdade o Senhor está neste lugar; e eu não o sabia.

17 E temeu, e disse: Quão terrível é este lugar! Este não é outro lugar senão a casa de Deus; e esta é a porta dos céus.

18 Então levantou-se Jacó pela manhã de madrugada, e tomou a pedra que tinha posto por seu travesseiro, e a pôs por coluna, e derramou azeite em cima dela.

19 E chamou o nome daquele lugar Betel; o nome porém daquela cidade antes era Luz.

20 E Jacó fez um voto, dizendo: Se Deus for comigo, e me guardar nesta viagem que faço, e me der pão para comer, e vestes para vestir;

21 E eu em paz tornar à casa de meu pai, o Senhor me será por Deus;

22 E esta pedra que tenho posto por coluna será casa de Deus; e de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo.

Anúncios