Tags

Cultura 

Na útima sexta feira, 16/02/12, postei em nossa fan page no  facebook, um video com uma palestra maravilhosa de Ariano Suassuna, enviado pela nossa colaboradora Silvia Levinsk, uma educadora comprometida com os valores humanos e sociais, bem como com os valores da cultura e da educação, que faço questão de compartilhar com os membros do blog, uma vez que nem todos que seguem o blog, seguem a página no facebook e vice-versa.
Ariano Suassuna, sertanejo simples (e “cético” como ele mesmo se define nessa palestra), fez muitas colocações interessantes, e mesmo não concordando com algumas delas, penso que vale a pena investirmos o nosso precioso tempo ouvindo esse nobre professsor, escritor e contador de histórias entre outras coisas, que com 85 anos de idade, dá um show de inteligência, maturidade e sabedoria com muita lucidez e um bom humor irresistível.
Suassuna nos chama a atenção para os valores históricos e culturais do Brasil apontando para o fato de que o país já foi uma caricatura da França, e agora está se tornando uma caricatura de segunda linha dos EUA, e diz: “Eu quero que o Brasil seja o Brasil”. Ele questiona a qualidade das músicas que se ouve no Brasil hoje, e fala aberta e corajosamente da má qualidade musical da Banda Calypso e questiona com criticidade exata a fala de um jornalista que afirmou que a dita banda é a “cara do povo brasileiro”. E que “cara” seria essa? Segundo o mesmo jornalista, essa cara seria uma “cara brega”. O Suassuna disse que  se sentiu “insultado” com isso, e eu junto com ele.
Se eu tivesse que dar uma cara à cultura brasileira, com certeza não seria a cara da Banda “brega” Calypso, e sim, a cara do Caetano Velozo, Gal Costa, Chico Buarque, Zé Ramalho, Gilberto Gil, Maria Bethânea, Beto Guedes, Renato Teixeira, Rolando Boldrin, Inezita Barroso…, e o próprio Ariano Suassuna, que questiona com muita propriedade a suposta “genialidade” do Chimbinha, como guitarrista, e comenta: “Se eu usar o termo genial para o Chimbinha, o que eu vou dizer do Bethoven?”
No final da palestra o Suassuna apresenta um video com música e dança de excelente qualidade, que marcam dentre outras atividades culturais, o trabalho dele como Secretário da Cultura do Estado de Sergipe. Como disse, vale a pena investir cada segundo do nosso tempo, assistindo e ouvindo um dos mestres da  nossa cultura.

Austri Junior

Editor
Anúncios