Paulo Freire é oficialmente patrono da educação no Brasil

Foi publicado no Diário Oficial da União, na segunda-feira, 16, a lei que declara Paulo Freire como patrono da educação brasileira. O Projeto de lei que transforma o educador em patrono brasileiro foi aprovado no inicio do mês de março pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado.

A decisão de transformar Paulo Freire em patrono da educação brasileira foi unanimidade. Esta é uma forma de lembrar o trabalho desenvolvido pelo educador no Brasil, e também sua importância na educação em todo o mundo, além e educador Paulo Freire foi também um filósofo.

Nascido Paulo Reglus Neves Freire, faleceu no ano de 1997. O seu método é considerado como um dos mais avançados da pedagógica mundial, foi um dos principais pensadores da pedagogia em sua época e acabou influenciando o que hoje é conhecido por pedagogia critica.

Paulo Freire conseguiu demonstrar que o caminho deveria ser construído pela própria pessoa, assim ela desperta para o mundo e consegue sozinha elevar-se a uma condição cidadã. Um pouco diferente do método tradicional onde o estudante apenas segue um caminho já traçado.

O educador é reconhecido mundialmente com 41 títulos de doutor honoris causa. Sendo os principais deles concedidos pela Universidade de Harvard, Cambridge e de Oxford. A trajetória de Freire sempre foi um tanto conturbada já que o educador sempre foi também muito participante na politica social.

Paulo Freire foi preso em 1964, durante o regime militar brasileiro, ele foi exilado no chile e depois acabou por percorrer muitos países, onde atuava junto a educação, demonstrando sua teoria e pratica da pedagogia critica e o modelo de alfabetização.

O educador só pode retornar ao Brasil 15 anos depois, em 1979, com a publicação da Lei da Anistia. Existe hoje projetos que levam publicações de Paulo Freire a todo o mundo. Através de um compendio digital com as obras de Paulo Freire.

Para conhecer mais sobre a obra e vida do educador e patrono da educação brasileira, Paulo Freire, é possível acessar o acervo Paulo Freire, que concentra informações sobre sua trajetória e seu trabalho para a educação.

Fonte: Tudo em Foco

http://www.tudoemfoco.com.br/paulo-freire-e-oficialmente-patrono-da-educacao-no-brasil.html

Anúncios