Tags

,

Walt Disney completaria 110 anos;

Veja 20 curiosidades sobre o cineasta

 

Se estivesse vivo, Walt Disney completaria, nesta segunda-feira (5), 110 anos. Walter Elias Disney, seu verdadeiro nome, nasceu em Chigago, nos Estados Unidos, em 1901.

Se tornou conhecido nas décadas de 1920 e 1930 por criar personagens de desenhos animados que se tornaram sucessos , como Mickey Mouse e Pato Donald.

O cineasta, produtor cinematográfico, diretor, roteirista, dublador e animador morreu no dia 15 de dezembro de 1966, em Los Angeles, aos 65 anos.

Saiba algumas curiosidades sobre Walt Disney
1 – Na adolescência, Walt Disney descobriu que não tinha certidão de nascimento. Por esse motivo, sempre acreditou que era filho adotivo.

2 – Ainda criança, Walt gostava muito de desenhar. Passava horas no bosque, observando os animais, para desenhá-los depois em seu caderno.

3 – Walt Disney tinha um implante dentário de madeira

4 – Salvador Dali e Walt Disney trabalharam juntos em 1946 em Destino, um curta de animação com traços surrealistas que pretendia narrar uma história de amor e remarcar a importância do tempo. Somente em 1946 rodou-se uma sequência experimental de 15 segundos.

5 – Walt Disney escolheu o nome de Mortimer para seu mais famoso ratinho animado, mas sua mulher, Lillian, convenceu-lhe para que trocasse o nome para Mickey. O próprio Walt foi quem dublou a voz de Mickey Mouse durante vários anos.

6 – Apesar de ter criado a ideia do ratinho e sua personalidade, os esboços e a animação do Mickey foram feitos por seu grande amigo, Ub Iwerks, chefe de animação dos estúdios Disney. Walt nunca soube desenhar sua mais famosa criação e Iwerks não teve reconhecimento pelo seu trabalho.

7 – Em 1922, antes de criar a Disney Company, Walt fundou a companhia Laugh-O-Gram Films, com a qual realizou bem sucedidos curtas-metragens baseados em contos infantis. No entanto, as despesas de produção superavam os ganhos e um ano depois a empresa faliu.

8 – Walt Disney introduziu o ®Technicolor (tecnologia da cor usada até hoje nos filmes) para a produção de Silly Symphonies.

9 – Em 1936, Walt Disney inventou a câmera multiplano, capaz de sugerir profundidade de campo graças a um engenhoso sistema de superposição de cinco lâminas filmadas em um mesmo plano para simular a distância.

10 – Diz a lenda que Disney, após descobrir que tinha uma doença incurável, teria solicitado que criogenizassem (congelassem) seu corpo até que fosse descoberta a cura para a doença. Mas seu pedido não foi atendido.

11 – Walt Disney obteve mais de 60 indicações ao Oscar e recebeu impressionantes 26 estatuetas, principalmente por seus curtas de animação.

12 – Walt Disney pretendia fazer um longa-metragem da clássica história Branca de Neve e os 7 Anões. Houve protestos por parte de sua equipe, mas o filme foi feito. Após três anos de produção, desenho e músicas, o filme estreou e foi um sucesso. Tanto que gerou fundos necessários para a construção de um novo estúdio e foram criados novos longas-metragens: Pinóquio, Fantasia e Bambi.

13 – Durante a Segunda Guerra Mundial, Walt Disney passou a colaborar com o FBI.

14 – Com a entrada dos Estados Unidos na guerra, Disney foi convidado pelas Forças Armadas para produzir desenhos animados de treinamento para os soldados. Em seguida, começou a fazer filmes de propaganda militar, nos quais utilizava principalmente seus personagens mais conhecidos.

15 – Depois da guerra, Walt Disney estava com sua empresa arruinada. Ele tinha duas opções: ou fazia um filme ou vendia a empresa. Decidiu, assim, fazer o filme Cinderela, que foi um sucesso e fez com que a empresa continuasse.

16 – Walt Disney não trabalhou apenas com desenhos animados. Seu primeiro longa-metragem com atores foi A Ilha do Tesouro (1950). O primeiro sobre a natureza foi O Drama do Deserto (1953). Em 1954, fez 20.000 Léguas Submarinas, baseado na obra do escritor francês Júlio Verne.

17 – Dez anos depois, produziu Mary Poppins, uma mistura de desenho animado com personagens humanos. O filme concorreu ao Oscar em 14 categorias, levando cinco prêmios, incluindo o de melhor atriz, para Julie Andrews e o de melhor canção, por Chim Chim Cher-ee. Disney produziu também diversos filmes para televisão, sendo ele próprio o apresentador do seu programa.

18 – Disney obteve um de seus maiores êxitos em 1955 ao inaugurar a Disneylândia, um superparque de diversões situado em Anaheim, na Califórnia. O parque foi construído graças a uma parceria com a rede de televisão ABC.

19 – Walt Disney morreu no dia 15 de dezembro de 1966, aos 65 anos, em Los Angeles, na Califórnia, vítima de câncer. Seu irmão, Roy, continuou comandando os negócios por mais algum tempo, vindo a falecer após o término da construção do Magic Kingdom e da inauguração do Walt Disney World, em 1968.

20 – Após a morte de Roy, longos períodos de turbulência na administração da Companhia Walt Disney seguiram, só alcançando novamente a estabilidade na década de 1980 sob a direção da dupla Eisner-Wells. Wells morreu num trágico acidente, fazendo com que Michael Eisner controlasse a empresa por longos anos, até que devido a vários desgastes, inclusive decorrentes de atritos com Roy E. Disney, sobrinho de Walt, Eisner entregasse em 30 de setembro de 2006 o cargo de CEO para o então presidente da Disney, Robert (Bob) Iger.

Fonte: Portal Terra

http://cinema.terra.com.br/noticias/0,,OI5501024-EI1176,00.html

Anúncios